Celebramos no dia 08 de setembro o nascimento de Maria, escolhida desde sempre como vaso sagrado, para ser a Mãe de Jesus. Maria, esta menina simples de uma comunidade simples, foi a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade. Foi Deus, em seus eternos planos de amor, quem a quis assim: toda pura, toda santa, toda cheia dos dons do Espírito Santo. Maria, sacrário vivo, foi casa limpa, perfumada e ornada na qual veio habitar Jesus. Precisamos entender que o nascimento de Maria tem um vínculo estreitíssimo com o nascimento de Jesus. O sim de Maria possibilitou-nos ter o Salvador. Deus abriu para Maria os tesouros da graça. E como aprendemos com o Evangelho: na plenitude dos tempos Deus enviou Seu Filho, nascido de Maria. Maria, desde sempre, foi eleita por Deus para ser Rainha, porque mãe do grande Rei dos séculos: Jesus Cristo, o Deus conosco.
Escutar Deus é sair do anonimato. Deus intervém na vida de uma moça, ou melhor, de uma adolescente. Como qualquer criança de todos os tempos, Maria é gerada naturalmente pelo amor humano de um pai e de uma mãe. No lar ela é amada e estimada. No lar aprendeu a amar a Deus sobre todas as coisas. Certamente no lar ela aprendeu a deixar Deus agir livremente. O grande diferencial desta moça, é que ela soube dar primazia ao grande amor, que é Deus Criador. Ela escuta Deus. Deixa Deus falar na sua intimidade. E por ter escutado e deixado Deus falar, e por ter dado crédito ao desejo do Altíssimo é que ela se torna grande e se evidencia entre todas as pessoas. Maria, obedecendo a Deus, sai do anonimato: “Eu sou a tua serva, faça-se em mim segundo a tua vontade”. Maria foi totalmente aberta à vontade do alto. Não colocou condições para que Deus pudesse se servir dela para fazer acontecer seu plano de amor. Não poderíamos nós também ser assim, hoje? E o Espírito Santo entra em ação e o Verbo eterno é gerado no seio puríssimo da Bem-aventurada… É bíblico: “De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. (Lc 1,48) Ela é bem-aventurada porque está unida a Deus, vive com Deus e em Deus. Também nós não poderíamos ser hoje, bem-aventurados? Bastaria estarmos em Deus, viver com Ele e n’Ele.
Oração
Senhor Jesus, Filho Santo de Mãe Santa, fonte de toda fecundidade. Fecunda nossos corações com a força do Espírito Santo, para sermos cada vez mais homens e mulheres transformados pela graça. Orienta Jesus nossas vidas, estimulando-nos a vivermos cada vez mais apegados a Ti. Possamos olhar para Maria como modelo de alguém que soube cooperar totalmente com a graça, colocando os dons e qualidades a serviço de Deus e da humanidade. Sejamos considerados dignos, Jesus, como foi São José, homem justo e temente a Deus, para estarmos sempre prontos a escutar Teus pedidos e a obedecer-TE. Ajuda-nos a sermos cada vez mais Teus servos, para que tua santa vontade se faça em nós completamente. Amém.
Padre Renato dos Santos
renato@dombosco.net
renato@dombosco.net