Alguns protestantes confundem o culto que os católicos
tributam aos santos com o culto que se deve a Deus. Para introduzir o assunto
da intercessão dos santos é necessário esclarecer a diferença que existe entre
os cultos de "dulia", "hiperdulia" e "latria".
Em grego, o termo "douleuo" significa
"honrar" e não "adorar".
No sentido verbal, adorar (ad orare) significa simplesmente
orar ou reverenciar a alguém.
A Sagrada Escritura usa o termo "adorar" em várias
acepções, tanto no sentido de douleuo como de latreuo, como demonstrarei
através da "Vulgata", Bíblia católica original e escrita em latim.
"Tu adorarás o teu Deus" (Mt 4, 10)
"Abraão, levantando os olhos, viu três varões em pé,
junto a ele. Tanto que ele os viu, correu da porta da tenda a recebê-los e
prostrando em terra os adorou" (Gn. 18,2).
Eis os dois sentidos bem indicados pela própria Bíblia:
adoração suprema, devida só a Deus; adoração de reverência, devida a outras
pessoas.
A Igreja católica, no seu ensino teológico, determina tudo
isso com uma exatidão matemática.
A adoração, do lado de seu objeto, divide-se em três classes
de culto:
1. culto de latria (grego: "latreuo") quer dizer
adorar - É o culto reservado a Deus
2. culto de dulia (grego: "douleuo") quer dizer
honrar.
3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo,
honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração.
A latria é o culto que se deve somente a Deus e consiste em
reconhecer nele a divindade, prestando uma homenagem absoluta e suprema, como
criador e redentor dos homens. Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas
as coisas e criador de todos nós, etc.
O culto de dulia é especial aos santos, como sendo amigos de
Deus.
O culto de hiperdulia é o culto especial devido a Maria
Santíssima, como Mãe de Deus.
Alguns protestantes protestam dizendo que toda a
"inclinação", "genuflexão", etc, é um ato eminentemente de
"adoração", só devido à Deus.
Já demonstramos, com o trecho do Gênesis, que isso não
procede. Todavia, para deixar mais claro o problema, devemos recordar que o
culto de "latria" (ou de "dulia") é um ato interno da alma.
A adoração é, eminentemente, um ato interior do homem, que
pode se manifestar de formas variadas, conforme as circunstâncias e as
disposições de alma de cada um.
Os atos exteriores - como genuflexão, inclinação, etc -, são
classificados tendo em vista o "objeto" a que se destinam. Se é aos
santos que se presta a inclinação, é claro que se trata de um culto de dulia.
Se é a Deus, o culto é de latria.
Aliás, a inclinação pode ser até um ato de agressão, como no
caso dos soldados de Pilatos que, zombando de Nosso Senhor, "lhe cuspiram
no rosto e, prostrando-se de joelhos, o adoraram" (Mc 15, 19).
A objeção protestante, dessa forma, cai por terra. Ou eles
teriam que afirmar que havia uma "adoração" por parte dos soldados de
Pilatos, o que é absurdo! Eles simulavam uma adoração (ou veneração ao
"Rei dos Judeus), através de atos exteriores, mas seu desejo era de
zombaria.
Fonte: http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/formacao-igreja/fe-catolica/2988-diferenca-de-culto-latria-dulia-e-hiperdulia-.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário