sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe

2014-12-12 Rádio Vaticana


Tem lugar no final da tarde desta sexta-feira dia 12 uma celebração eucarística na Basílica de S. Pedro por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. O Papa Francisco preside a esta celebração confiando à intercessão de Nossa Senhora a evangelização e a promoção humana dos povos do continente americano na paz, justiça e unidade.

A celebração é animada pelos cantos da Misa Criolla do compositor argentino Ariel Ramírez, cuja execução será dirigida pelo filho, Facundo Ramírez, com o seu grupo musical argentino. Participa na animação musical desta celebração também a cantora argentina Patricia Sosa e o coro romano Musica Nuova.

A Misa Criolla, da qual estamos já a ouvir alguns acordes, é uma tentativa de síntese entre a música sacra, popular e folclórica: remonta a 1963, quando o compositor argentino Ariel Ramírez, fascinado pela música dos gaúchos e dos crioulos, tentou conciliar o sentimento religioso com o elemento folclórico e comunicar a alegria de rezar de uma cultura específica.

A Misa criolla é composta por solistas, coro e orquestra e é caracterizada por instrumentos típicos da tradição popular latino-americana. No Kyrie são utilizados os ritmos crioulos da vidala e da baguala; o Glória, que estamos a ouvir, expressa a alegria utilizando a vivacidade do ritmo carnavalito introduzido por um solo de charango. No Credo, a linha melódica, que se apoia no popular ritmo andino da chacarera trunca, assume um caráter mais dramático. Para o Sanctus, recorre-se aos ritmos bolivianos do Carnaval de Cochabamba, antes de voltar para a pampa argentina para o Agnus Dei final.

Funcionários e deputados integram uma grande delegação argentina que participa da celebração na Basílica de S. Pedro, no Vaticano. Espera-se também grande participação de membros do corpo diplomático dos países do continente, sacerdotes e religiosos latino-americanos que trabalham e estudam em Roma, assim como de imigrantes que moram na capital italiana.

Não é a primeira vez que um Papa celebra esta Festa no Vaticano de modo especial: em 12 de dezembro de 2011, Bento XVI também comemorou esta solenidade litúrgica com uma celebração eucarística na Basílica Vaticana.




(from Vatican Radio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário