sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Maria Medianeira

Erram os que atribuem a Maria poderes que ela não tinha e não tem. Maria também tem que pedir, porque todo o poder foi dado a Jesus e não a ela (Jo 13,3). Mas, se Jesus delegou poder aos apóstolos (At 1,8; Mt 10,1; 28,18), é impensável que negasse poder a sua mãe. Jesus não disse em nenhum momento que delegaria todo o seu poder a Maria. Também não disse que não delegaria.

Por isso, se é certo que não temos que pedir tudo por intermédio de Maria, e que Deus não precisa de Maria para nos dar todas as suas graças, também é certo que podemos orar com ela e pedir que ore conosco, como é certo que Deus a usa como sua serva e filha, da mesma forma que pastores e padres se dizem usados por Deus como servos e profetas. Se faz conosco, seus discípulos pecadores, fez e faz muito mais com Maria, santa e mãe!

Quem prega que Deus só nos atende por intermediação de Maria, porque por ela passam todas as graças do céu, não entendeu o dogma de Maria Medianeira. Seria contra a Bíblia pensar assim. Quem prega isso não está pregando como católico. Os textos de Jesus são bem claros: a Jesus, o Cristo, foi concedido o poder (Mt 10,32; Jo 1,3; 13,13).

Em nenhum momento ele diz que temos que buscar suas graças no colo de sua mãe Maria. A Igreja oficialmente jamais disse isso. Nem poderia dizê-lo. Ao contrário, aprendendo com Maria, ela diz que os servidores do casal de Caná devem ir ao Filho dela (Jo 2,5). Não fez sem o Filho; mandou ir a ele, porque o Filho faz! Esta é Maria!

Deus não depende de Maria para nos atender. Mas não há alma cristã mais capaz do que Maria de orar conosco e por nós a Jesus. Nossa fé nos diz que um cristão que pedir a Maria que ore com ele e por ele estará pedindo ajuda à melhor pessoa a quem se pode recorrer depois de Jesus.

Pe. Zezinho
Do Livro: Maria do jeito certo, publicado por Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário