segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Faça-se em mim! - 01.12.2015


Faça-se em mim!
Dentre as experiências de fé que uma visita à Terra Santa proporciona ao peregrino, poucas são comparadas com a que se pode fazer ao visitar a Basílica da Anunciação, em Nazaré. No altar do que restou da casa de Maria, lê-se a inscrição, em latim: “Verbum caro hic factum est” (“Aqui a Palavra se fez carne”). Ao se referir a esse mistério, São Bernardo de Claraval  exclamou: “Volto-me para o abismo de temível profundidade: um abismo absolutamente insondável, o mistério da encarnação do Senhor; um abismo impenetrável... De fato, quem consegue investigá-lo, tocá-lo a fundo, compreendê-lo?”

A resposta de Maria: “Faça-se em mim”, foi a colaboração humana para a realização do eterno plano de Deus. Como não ver uma ligação de seu sim com o de seu Filho? Segundo o autor da Carta aos Hebreus, “ao entrar no mundo, Cristo declara: ‘Não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste um corpo para mim. Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado’. Então eu disse: ‘Eis que eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade’”. 

“Maria pronunciou este faça-se na fé. Foi mediante a fé que ela se entregou a Deus sem reservas e se consagrou totalmente, como escrava do Senhor, à pessoa e à obra do seu Filho. Ela concebeu este Filho na mente, antes de concebê-lo no seio: precisamente mediante a fé!”

Do livro: 'Um mês com Maria', Paulinas Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário