quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Maria e a Bíblia


Maria e a Bíblia

imagens


Muitas são as pessoas que me procuram e fazem a seguinte pergunta: por que têm poucas citações bíblicas sobre  Maria? Eu respondo sempre: porque o centro da nossa vida é Jesus. É Ele que devemos  seguir; é Ele que deve ser a nossa meta. E dele que devemos aprender todos os ensinamentos  que chegaram até nós por intermédio de seus discípulos  e os sucessores deles. 

Maria, a mais humilde das mulheres, tinham todo motivo para aparecer na Bíblia , afinal é a Rainha do céu e da terra, mas na sua simplicidade, no seu silêncio guardou tudo no coração. O seu desejo é que o Seu Filho seja amado, adora e glorificado  e que  façamos tudo o que ele nos disser.
Mas, mesmo sem ter tantas citações na Bíblia Maria é amada,  venerada e querida no mundo inteiro. Mesmo sem ter evangelhos inteiros dedicados a Ela, Maria desperta emoções e sentimentos diversos nas pessoas. Uns A veneram  exageradamente; muitas vezes a considera uma deusa. Porém, Maria” não é deusa, não é mais do que Deus, mas depois de Jesus, o Senhor, neste mundo ninguém foi maior”, diz uma linda música mariana.  Outros são indiferentes  ou radicalmente contra a sua veneração. Porém, os católicos esclarecidos sabem que devem amar a Deus que nos criou e nos formou para gozarmos do seu amor por toda a eternidade, ao Filho que para nos salvar, morreu na cruz e ao Espírito Santo que nos presenteia com os seus dons e suas virtudes. Maria, como um sinal luminoso nos aponta o Caminho, a Verdade e a Vida – JESUS.                 

Porém, se quisermos encontrar Maria  na Bíblia, podemos observar que  Ela esteve presente nos momentos mais importantes da vida Jesus. Maria  foi a primeira a ver Jesus. Foi Ela quem O ensinou  a andar, a falar, a proclamar os salmos, oração própria do povo judeu, como Judia que era. Maria foi a única pessoa que viveu 33 anos com Jesus.  Maria presenciou os momentos  grandiosos de Jesus, como as Bodas de Cana, onde Ele manifestou a sua glória, como também os momentos de mais extrema dor,  que antecederam a sua morte na cruz. Maria estava lá,   ao pé da cruz,  de pé, como cita o evangelista João e é Ela quem recebe o Seu Filho, morto, nos braços.

Se Maria tivesse sido citada apenas na Anunciação, no sofrimento e morte  de Jesus, seria o suficiente  para notarmos a  importância Dela na vida do Seu Amado Filho. Também teríamos subsídios suficientes para   traçarmos  o seu perfil; perfil  de mulher forte e de  fé. Mulher que em nenhum momento duvidou dos planos de Deus para sua vida, mesmo que as circunstâncias mostrassem o contrário.
Mas se quisermos encontrar citações bíblicas sobre Maria,  podemos  procurar no Antigo Testamento onde vemos  que Maria estava no coração do Pai desde toda a eternidade;  nos evangelista onde uns falam mais outros menos. São Lucas por exemplo,  é o evangelista que mais enaltece a figura de Maria e contribuiu fundamentalmente para o entendimento bíblico e teológico sobre Maria.

Maria também é citada, em Atos dos Apóstolos de São Lucas,   nas carta de São Paulo e em Apocalipse,  de João.
Não foi necessário Maria ser tão citada na Bíblia para ser amada por todos nós, pois Ela mesma, inspirada pelo Espírito Santo,  profetizou que todas as gerações lhe proclamaria Bem-Aventurada. E nós somos privilegiados por fazermos parte desta geração.
À Maria todo nosso amor e carinho filial. Que procuremos sempre o seu refugio e a sua proteção, pois  juntos Dela estaremos seguros.     Estando juntos Maria  estaremos   também  juntos de Jesus, pois onde o Filho está a Mãe está, onde a Mãe está o Filho está.  Os dois  são inseparáveis.

Nossa Senhora, Rainha do céu e da terra, rogai por nós!

Fonte: Maria Salomé. Co-Fundadora da Comunidade Obra de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário