terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Nasceu para vós! - 22.12.2015

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Texto de Maria do dia 25 de dezembro




Quando os pastores iniciaram o trabalho naquela noite, tudo indicava que viveriam momentos iguais a milhares de outros. O que poderia acontecer de extraordinário além da tentativa de roubo de ovelhas ou do desgarramento de alguma delas? Nas longas noites nos arredores de Belém, as estrelas e a monotonia eram suas únicas companheiras. Mas, agora, o aparecimento inesperado do Anjo do Senhor, o anúncio do nascimento do Salvador e a sinfonia de um coro angelical deixaram-nos receosos e surpresos. Do medo, o próprio mensageiro cuidara: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo”. A surpresa os levou a tomar uma decisão: “Vamos a Belém, para ver a realização desta palavra que o Senhor nos deu a conhecer”. Como não ir, se o nascimento anunciado era para eles? “Nasceu para vós!”, dissera-lhes o anjo. Como não ir “às pressas”, já que se tratava do nascimento do “Salvador, que é o Cristo Senhor”?

Foram a Belém e, como o anjo lhes anunciara, encontraram, “deitado numa manjedoura”, o recém-nascido “envolto em faixas”. “Quando o viram, contaram as palavras que lhes tinham sido ditas a respeito do menino”.  Depois daquela noite, em que foram envolvidos de luz,  nunca mais suas vidas foram as mesmas. Por isso, quando voltaram para casa, louvaram e glorificaram a Deus “por tudo o que tinham visto e ouvido, de acordo com o que lhes tinha sido dito”.

Dentre as lições que os pastores nos dão, três podem ser destacadas. Primeira lição: muitas vezes o Senhor se manifesta onde e quando menos se espera. É preciso estar sempre atento, vigilante, para acolhê-lo no momento mais inesperado e na hora menos previsível. “Tenho medo do Cristo que passa e não volta”, dizia Santo Agostinho. Quantas vezes pode ter passado a seu lado sem que fosse acolhido? Segunda lição: para encontrar-se com o Senhor, é preciso ter a capacidade de desinstalar-se. Os acomodados não o encontram, porque não aceitam sair de onde estão para “ir até Belém”. Terceira lição: é necessário aceitar o fato de que é o Senhor que escolhe a maneira de se manifestar. Quem tem ideias preconcebidas sobre isso, e não abre mão delas, será incapaz de reconhecê-lo quando se manifestar em humildes grutas.

Maria sabia disso. Tanto sabia que, em Belém, foi capaz de acolhê-lo e adorá-lo, mesmo sem ter ouvido cânticos de anjos. E passou toda a sua vida acolhendo-o em situações inusitadas e surpreendentes.
Retirado do livro: 'Um mês com Maria', Paulinas Editora.
http://comeceodiafeliz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário