quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Nossa Senhora de Loreto - 10.12.2015



QUINTA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO DE 2015
Texto de Maria do dia 10 de dezembro





São Francisco de Assis profetizou que Loreto, na Itália, seria um lugar dos mais sagrados do mundo, como a Galileia. Por isso, alí devia ser construída uma igreja. Sete décadas depois de sua morte, Loreto passou a abrigar o maior Santuário da Europa, meta obrigatória de peregrinação e devoção de muitos Santos e Papas.

Atualmente, o Santuário de Loreto guarda parte da casa que morou a Mãe de Deus, em Nazaré, na Galileia. A casa da Virgem Santíssima era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha, hoje venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré, e a outra, uma construção de três paredes de pedras na frente da gruta. Segundo a antiga tradição, em 10 de dezembro de 1291, quando os cruzados foram expulsos da Palestina, pelos árabes muçulmanos, os Anjos teriam transportado as três paredes de pedras. Primeiro para a Ilíria, hoje Tersatto, na Croácia; e depois para a Itália, em 10 de dezembro de 1294.

Um documento de 1294 registra que Nicéforo Ângelo, soberano do Epiro, ao desposar sua filha Itamar com Filipe de Táranto, quarto filho de Carlos II de Anjou, rei de Nápoles, incluiu o seguinte item aos bens do seu dote: "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora, a Virgem Mãe de Deus, que foram trazidas para cá".

Outros achados arqueológicos, encontrados em Nazaré e em Loreto, confirmaram o documento de 1294. Provavelmente, foi o nome da família "dos Anjos" que originou a antiga tradição de que a Casa da Sagrada Família fôra "transportada pelos Anjos". Em Tersatto, o príncipe Nicolau construiu uma pequena igreja, réplica da Santa Casa, no lugar onde outrora ela esteve.

Em Loreto, a Santa Casa está situada dentro da Basílica, cuja construção iniciou em 1469, sendo ampliada ao longo dos séculos. Nela se venera a pequena escultura da Virgem, em cedro negro, que deu origem à devoção de Nossa Senhora de Loreto. Um princípio de incêndio destruiu a imagem original, em 1921. Mas, no ano seguinte, o Papa Pio XII abençoou a réplica dessa estátua, venerada no Santuário de Loreto, especialmente no dia de sua festa oficial, em 10 de dezembro. Nossa Senhora de Loreto é a Padroeira Universal da Aviação, assim declarada pelo Papa Bento XV, em 1920.

Texto: Paulinas Internet
http://comeceodiafeliz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário